segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha do livro Mochila nas Costas e diário na mão

O livro Mochila nas Costas e diário na mão é uma biografia de Ashbel Green Simonton, o missionário americano fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil. A obra foi escrita por um outro presbiteriano, o pastor fundador da editora Ultimato Elben M. Lenz César, que enriqueceu e muito o contexto do século XIX, tanto no Brasil como nos EUA.

 Elben M. Lenz César destacou muitos pontos da visão política de Ashbel Green Simonton, como por exemplo o seu inconformismo com a escravidão, seja no Sul dos EUA, como no Brasil, além do autor mostrar como o seu pequeno ministério foi frutífero, podendo pregar na corte do da coroa brasileira.

Suas emoções também foram expostas no livro que contém diversos trechos do seu diário pessoal. Simonton era um homem temente a Deus, mas nem sempre foi assim, sua experiência com Cristo ocorreu quando ainda fazia direito, após uma subida conversão, mesmo já conhecendo o evangelho por conta do seu berço cristão, Simonton foi impactado por Jesus, ao ponto de deixar a universidade e ir para o seminário, o chamado também foi latente em sua vida, bem como seus momentos de sofrimento com a morte de sua querida esposa, após um ano de casados.

 O livro contém também o período histórico do ministério do Simonton, abordando a guerra civil americana, os problemas sanitários do Brasil, as primeiras conversões com destaque ao padre que se tornou pastor, bem como o inicio das igrejas presbiterianas, a centralidade amor por Cristo que o missionário americano tinha, sua visão de expandir o evangelho e a civilidade por meio da literatura, em especifico do jornal Imprensa evangélica, a oposição católica, a intelectualidade e relevância dos missionários presbiterianos no Brasil Império, sua preocupação com a alfabetização.

 Mochila nas Costas e Diário na Mão é inspirador, por diversos aspectos, desde ver a mão de Deus em diversas situações, inclusiva no sofrimento do missionário, como também a vida e o chamado de Simonton que veio para o Brasil ainda jovem com 26 anos de idade. Vale muito a pena ler!

Título: Mochila nas Costas e diário na Mão
Autor(a): Elben M. Lenz César
Editora: Ultimato 
Páginas: 215 pag

Nenhum comentário: