segunda-feira, 21 de abril de 2014

Resenha do livro A Arte e a Bíblia - Francis Schaeffer

A obra do teólogo e pastor americano Francis Schaeffer, A Arte e a Bíblia é um dos poucos livros em português que tratam da arte cristã com uma visão reformada.

Arte e a  Bíblia, mostra em sua primeira parte toda a riqueza da arte contida no antigo testamento, através da poesia, arquitetura, música e escultura, trazendo um contrapondo teólogico sobre a questão da idolatria, assim abrindo espaço para os talentos artisticos e afastando o entendimento do catolicismo sobre a criação do artista.

Na segunda parte o autor faz observações sobre a importância da arte, sua validação e excelência ao trazer uma cosmovisão cristã em seu conteúdo. Ele observa alguns artistas especificos da história da arte para mostrar a autênticidade em seu modo filosófico de pensar e a sua criação artística.

No final Schaeffer chama os artistas cristãos a continuarem produzindo e mostrando publicamente o seu talento, fazendo algumas considerações sobre a esperança cristã na arte e pontuando ensaios relevantes sobre temas  que foram usados na bíblia e fora da bíblia na produção artística, ele também afirma que o artista não precisa ser utilitarista e pensar apenas na evangelização, a contemplação também deve ser um objetivo da arte.


Título: A arte e a Bíblia 
Autor: Francis Schaeffer
Editora: Ultimato
Páginas: 75 páginas

2 comentários:

Diário-reflexões disse...

Gostei. Que DEUS nos abençoe!

Diário-reflexões disse...

Já participei da ABUB. Muito bom!
DEUS te abençoe!