sábado, 31 de maio de 2014

Resenha do livro Engolidos pela Cultura Pop - Steve Turner

Steve Turner é um escritor  e jornalista inglês bastante versado em cultura popular. Escreveu livros sobre os Beatles e U2, além de diversos artigos para revistas e jornais.

Engolidos pela Cultura pop - arte, mídia e consumo: uma abordagem cristã é seu mais recente trabalho. Turner trata de várias expressões de nossas manifestações culturais e nos leva a uma jornada pelos campos da fotografia, da moda, do cinema, entre outros.

Cada capítulo começa com um panorama histórico e, quase imperceptivelmente, o leitor é levado a pensar no assunto com uma mente cristã. No final, há perguntas para reflexão e discussão, sugestão de livros e sites sobre o assunto do capítulo, e sugestões de ação.

É difícil não se identificar. Turner faz uma brilhante análise do jogo da fama e nos faz perceber o quanto a cultura da celebridade tão arraigada em nós e cuidadosamente cultivada pela mídia, é devastadora. Ele trata da nossa busca por adrenalina, nosso medo do tédio e o fato de a indústria do entretenimento e do turismo se aproveitarem disso. Mostra também como  a cultura popular tem visto e representado o cristianismo com estereótipos baseados em uma triste realidade -  temos nossa parcela de culpa ao sermos retratados como cristãos chatos, ranzinzas e legalistas.

No livro há traços explícitos do pensamento de Hans Rookmaker (o valor da arte por sí mesma) e de C.S. Lewis (a busca pelo cristianismo crítico).

Engolidos pela Cultura Pop foi escrito para encorajar cada leitor a ser não apenas um consumidor e admirador de sua área de interesse, mas também um crítico e produtor de cultura, disposto a usar seus dons e sua inteligência para proclamar os valores do reino a um mundo que precisa desesperadamente deles.

Fonte: Revista Ultimato - nº 348  Por Paula Mazzini

Título:  Engolidos pela Cultura Pop
Autor: 
Steve Turner
Editora:   Ultimato
Páginas: 
 

Nenhum comentário: