domingo, 24 de janeiro de 2016

Resenha do livro Flávio Josefo - Uma testemunha do tempo dos Apóstolos

A obra Flávio Josefo - Uma testemunha do tempo dos Apóstolos, é uma série de publicações chamada "documentos do mundo da Bíblia", lançada pela editora católica Paulus, ela já está na sua nova reimpressão, desde que foi traduzida para o português em 1986.

O livro é na verdade um compilado de escritos do historiados judeu Flávio Josefo, que nasceu em 37 D.C. e pode com seus próprios olhos presenciar o florescimento da igreja primitiva bem como a queda de Jerusalem nos anos 70 D.C. Sua preocupação é escrever sobre os Judeus na época do Império, suas tramas, seus partidos, sua relação com Roma  e com os governantes de exerceram poder em Israel. Suas obras são muito interessantes e foram muito utilizadas para reafirmar o novo testamento, uma vez que ele cita Jesus de Nazaré, nosso Cristo e também João Batista, de uma forma surpreendente que reafirma os quatro evangelhos.

Flávio Josefo, nunca foi cristão, pelo contrário ele era um judeu muito preocupado com a lei de moises e com a política da época. Na obra apresentada pela editora Paulus o leitor terá o prazer de conhecer diversos fragmentos de seus livros que citam dados muito importante sobre a época, como nomes dos Imperadores, detalhes da época do nascimento de Jesus, além dos governantes que ocuparam o cargo administrativo na Judéia que são igualmente citados em Atos dos Apóstolos, pelo médico Lucas, além de contar sobre os partidos da sociedade judaica, caracteristicas dos fariseus e saduceus, entre outras curiosidades que esclarecem a relação dos judeus com outros povos.

Flávio Josefo - Uma testemunha do tempo dos Apóstolos, contém fragmentos de suas obras, sendo elas  Vida (Autobiografia),A Guerra dos Judeus, A história  antiga dos Judeus e Antiguidades dos Judeus contra apion, muito interessante e enriquecedor. 

Título: Flávio Josefo - Uma testemunha do tempo dos Apóstolos
Autor: Flávio Josefo
Editora: Paulus 

 Páginas: 95 pag.

Nenhum comentário: