domingo, 23 de agosto de 2015

Resenha do livro Surpreendido pela Alegria - C.S. Lewis

A obra Surpreendido pela Alegria foi escrito em 1955 pelo professor da Oxford e membro da igreja Anglicana  C.S. Lewis. Ele é autor de diversos livros, muitos infanto-juvenis, mas a sua contribuição para a literatura mundial também ocorreu por meio de livros  como Os Quatro Amores na filosofia  e livro Cristianismo Puro e Simples na teologia..

Surpreendido pela Alegria é uma autobiografia do autor, no qual ele conta sobre a sua infância e família, sua educação básica no internato, seu traumas e prazeres pela literatura, a relação com o pai e irmão, o efeito da primeira guerra mundial em sua vida, sua entrada na Oxford, suas principais amizades e principalmente a sua perda pela fé em Cristo, onde ele passou pelo  ateísmo, posteriormente para o agnosticismo, até a sua volta para Cristo, inclusive o processo racional e sobrenatural que o levou de volta para o caminho da Salvação.

O livro é uma leitura densa, muitos capítulos são cansativos devido o número de livros e autores que ele cita,  talvez para saborear melhor a leitura é necessário ter conhecimento prévio. C. S. Lewis  oferece também  uma crítica  ao sistema de ensino da época.  Sua obra do  meio para o final torna-se muito interessante, sua busca por respostas racionais sobre a fé e forma de viver faz qualquer leitor refletir sobre os fundamentos de nossa cosmovisão e como isso interfere em nossa vida.

Surpreendido pela Alegria é uma obra biográfica ímpar,  a vantagem de ser escrito pelo próprio autor, e entender a mente do C.S. Lewis, um dos grandes nomes da literatura cristã e mundial. Boa leitura.

Título: Surpreendido pela Alegria
 Autor: C.S. Lewis
 Editora: Ultimato
 Páginas: 212

Nenhum comentário: