quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Resenha: Dê Outra Chance à Igreja

O recém-lançado Dê Outra Chance a Igreja, de Todd Hunter, ex-presidente e coordenador da Igreja Vineyard nos Estados Unidos e atual bispo da Igreja Anglicana, propoõe uma reconciliação dos sem-igreja com os demais cristãos. O próprio título revela esta boa vontade. O autor fala com autoridade, pois ele mesmo passou pelo que chama "minha noite escura da igreja" e tornou-se por algum tempo um sem-igreja, mesmo sendo pastor de uma igreja não-tradicional.

Pode-se dizer que o livro, traduzido por William Lane, pastor presbiteriano brasileiro, partiu da experiência de Hunter: " Procurava uma igreja que fosse menos mecanicista, menos dirigida por números, menos hierárquica e menos esquisita" (p.23).

Em seu livro, o autor valoriza a igreja: "Por mais que alguns se sintam esgotados com as reuniões de igreja, não acredito que a igreja deva deixar de se reunir; tãmpouco precisa tornar os seus encontros mais sintonizados a moda. O porovo de Deus se reuniu semanalmente em tabernáculos, templos, prédios de igreja e lares durante milhares de anos, e continuará a fazê-lo. Entretanto, a igreja precisa repensar o propósito de suas reniões" (p. 44).

"[ A igreja] é uma enrtidade sagrada dentro de uma realidade secular maior" (p. 120). "Depois da ascensão de Cristo, do derramamento do Espírito e do estabelecimento da igreja, a igreja se tornou o princioal meio pelo qual a ação de Deus é expressa" (p.163).

Nas primeiras páginas de Dê Outra Chance à Igreja , William Lane, que assina também a apresentação à edição brasileira, escreve: "Se você está  saturado da igreja e acha que ela já deu o que tinha que dar em termos de alimento espiritual, se você está buscando outras formas externas à igreja de pastorear a sua alma, você precisa ler este livro e dar outra chance à igreja!" (p.12). E, nas últimas, o próprio autor repete: "Espero que você dê à igreja outra chance!" (p.163).

Por Elber César - Revista Ultimato nº338 - reprodução permitida

Interessou, compre o seu livro novo ou usado: Dê Outra Chance à Igreja 
Título: Dê Outra Chance à Igreja
Autor:  Todd D. Hunter
Editora:
Ultimato
Páginas: 184

Nenhum comentário: