quinta-feira, 22 de março de 2012

Resenha: Livro Bonhoeffer - pastor, martir, profeta, espião

Eric Metaxas, aclamado pela biografia de William Wilberforce, nos brinda com um relato inspirador sobre a vida de Dietrich Bonhoeffer. Fugindo dos relatos hagiográficos tradicionais, quase que exclusivamente  laudatórios, Metaxas inverste em uma abordagem que lançan luz suficiente para compreender o contexto da Alemanha nazista, o apoio dado ao Führer pela maior parte dos cristãos e a opção do pastor e teólogo luterano que ousou ir contra a corrente e participou ativamente de um movimento de resistência teológica e política.

Suas opções foram moldadas, como aponta Metaxas, pela formação recebida no ambiente familiar, que ajudou a desenvolver um pensamento teológico independente, mesmo estudando ou sendo amigo dos mais renomados teólogos do seu tempo, como Adolf von Harnack, Karl Barth, Reinhold Niebuhr e Paul Lehamann.

Sua trajetória acadêmica brilhante foi interrompida pelos acontecimento políticos que o levaram a denunciar proféticamente, por diferentes meios, a cooptação da igreja alemã, a participar da Igreja Confessante e a liderar o seminário clandestino dessa igreja. Porém, o engajamento ativo na luta política, que lhe custou a vida decorria da percepção que tinha do significado de ser discípulo de Cristo. Como salienta Metaxas, embora altamente competente como teólogo e professor, Bonhoeffer não estava interessado em abstração intelectual, mas nos aspectos práticos de como viver como cristão no seu contexto, aplicando a Bíblia a cada dimensão da existência. As escolhas que fez o levaram a participar de um complô para assassinar Hitler, sendo preso e morto dias antes da rendição da Alemanha, em 1945.

Fonte: Revista Ultimato nº332  por Flávio Conrado

Título: Bonhoeffer - pastor, martir, profeta, espião
Autor: 
Eric Metaxas
Editora:
Mundo Cristão
Páginas: 640

Nenhum comentário: