segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Resenha do Livro Crer é também Pensar

John Stott, em seu livro “Crer é também pensar”, disserta sobre a vida Cristã, mais explicitamente sobre o pensamento racional do cristão, na busca do conhecimento da palavra de Deus. O autor separa a sua obra em seis tópicos relevantes aos cristãos.

No primeiro tópico, onde ele aborda a questão do culto, John Stott separa a igreja cristã em três correntes e faz uma crítica sobre a não moderação entre elas. A primeira busca o conhecimento teológico, todavia se excede em só buscar o conhecimento e não um relacionamento com Deus. A segunda são os cristãos que buscam a pratica do evangelho nas obras sociais de forma ativa, todavia falham em não buscar o conhecimento da palavra de Deus. A terceira é pelo seu não intelectualismo da vida cristã, buscando apenas as experiências pessoais com Deus e deixando a desejar no ensino da bíblia.

No segundo tópico John Stott aborda a questão da Fé, primeiramente sobre a ótica vazia do mundo, e depois sobre a forma racional do que se pensa ser irracional, a própria Fé em si e a Fé objetiva e sensata nas palavras de Jesus. Mostrando que de acordo com o autor é possível crer no Deus invisível, que um dia foi visível, de forma lógica.

O terceiro tópico é sobre a santidade, e o autor descreve textos bíblicos que nos ajudam a visualizar a importância do conhecimento da Bíblia, mencionando as tentações de Jesus e sua resposta com a própria palavra bíblica para não cair nas ciladas de Satanás.


O quarto tópico é a direção de sua vida, em relação com Deus e com o futuro particular de cada um, neste tópico de um certo modo ele faz uma crítica direta a profecias, ao afirmar que não crê “em uma linha direta com o céu” e mostra que o pensamento lógico de acordo com os ensinamentos bíblicos dão um melhor respaldo para escolhas particulares. John Scott também diferencia a vontade geral de Deus para conosco e a vontade particular de Deus sobre a nossa vida ensinando que a melhor escolha é aquela fundadas através do nosso raciocínio, sempre com base na palavra, dando uma lição análoga importante sobre a escolha de um par para o casamento.



O quinto tópico é o evangelismo, de forma racional, bem exposta, usando a persuasão não de forma emocional, mas sim racional, todavia sem negar a presença do Espírito Santo para fazer a obra de Jesus, que é divulgar o evangelho.

O sexto tópico do livro de John Scott é o ministério, onde a ênfase esta no dom do conhecimento e exposição da palavra e no ministério Pastoral. O autor mais uma vez incentiva o conhecimento da palavra de Deus e afirma a importância de sua interpretação de forma literal. No final ele objetiva seu interesse ao escrever o livro, dizendo que anseia por ver Deus chamar pessoas para o ministério do ensino.

“Crer é Também Pensar” nos leva a refletir sobre a importância de ter uma vida de busca ao conhecimento mais profundo da palavra de Deus, levando os leitores a um maior crescimento espiritual ao incentivar a leitura da Bíblia como fonte plena para aprender mais sobre culto, fé, direção pessoal, santidade, evangelismo e ministério.
Título: Crer é Também pensar
Autor: John Stott
Editora:
A.B.U.
Páginas: 60 páginas

Nenhum comentário: